Bolo de Chocolate


Não tem como não querer comer 4 pedaços de bolo ao olhar para essa foto!

Essa é a receita que eu publiquei em 16 de janeiro de 2014 no blog Coizinhar. Originalmente, ela foi postada no blog Pimenta no Reino.

Quando eu fiz essa receita pela primeira vez, eu não tinha medidores, então usei um copo de iogurte natural de 170 g. como medida para uma xícara.. Isso foi em 2014, mas pelo que posso me lembrar, ficou melhor com aquelas medidas, mais molhadinho... Tenho que conferir o tamanho do pote com a xícara e ver a real diferença... Vai ver foi só coisa da minha cabeça... Ou a Nutella, como disse no início...



Os ingredientes são os seguintes:

- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 xícara de água
- 4 ovos
- 2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Modo de preparo:

1 - Acenda o forno
2 - Unte a sua fôrma; usei uma de 22 cm. de diâmetro e bem alta.
3 - Em um recipiente apropriado para preparar a massa do bolo, peneire o açúcar e o chocolate em pó;
4 - Acrescente um ovo de cada vez mexendo bem a cada adição;
5 - Junte o óleo e mexa bem;
6 - Coloque a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem;
7 - Acrescente a água aos poucos mexendo cuidadosamente. Vai parecer um pouco aguado, mas é só mexer com cuidado que a massa começa a encorpar;
8 - Quando a massa estiver homogênea adicione o fermento e mexa delicadamente até que se formem bolhas de ar;
9 - Leve ao forno. 

OBS.: Para o meu tabuleiro, que era pequeno, porém alto, deixei no forno por aproximadamente 52 minutos a 215 graus. Uma boa tática é fazer o teste do palito; enfie um palito no centro do bolo, se ele sair limpo é porque o bolo está completamente assado por dentro. Mas lembre-se, NUNCA abra o bolo enquanto ele ainda não estiver firme, senão ele vai murchar no meio. Para saber se ele está firme, basta sacudir o forno de leve, SEM ABRIR, apenas segurando pela alça que abre a porta do forno, e ver se a massa do bolo ainda está tremendo.

OBS.: Já fiz esse bolo em um tabuleiro de 25 cm. de diâmetro e demorou 40 minutos para assar, mas não me lembro qual a temperatura do forno.

Músicas para o preparo - The Love That You Give - Wolfmother


Comentários

Postagens mais visitadas